A QUEM SE DESTINA

O que é a Actividade Física?

A actividade Física pode ser definida como toda a actividade do corpo com frequência contínua, que produz um gasto energético. Todo Exercício Físico vem determinado por duas variáveis – uma referida à energia necessária para realizar o exercício e outra relacionada com o tipo de actividade e o propósito de realizar essa mesma actividade.

A actividade física surge como um estilo de vida segundo no âmbito em que se realiza, as razões mais frequentes que levam as pessoas a melhorar sua condição física são:

  • Alcançar um óptimo estado de saúde;
  • Mostrar uma aparência física, estética e corporal atractiva;
  • Socializar e obter sensações prazerosas.

Benefícios da prática de actividade Física?

A prática regular de actividade física combinada com uma alimentação adequada, previne e reverte muitos problemas de saúde.

Para melhor compreensão enumero alguns dos infindáveis benefícios subjacentes a prática regular de algum tipo de actividade física:

  • Melhora a função cardiovascular e respiratória;
  • Reduz os factores de risco no que toca a doenças das artérias coronárias (artérias que irrigam o músculo cardíaco;
  • Diminui a probabilidade de incidentes mortais provocados por doença cardiovascular;
  • Diminuição da incidência de cancro do cólon e diabetes tipo II
  • Diminui, consideravelmente, a massa gorda e ajuda na diminuição/aumento da massa muscular;
  • Aumento da massa óssea e prevenção da sua perda (prevenção da osteoporose);
  • Aumenta a força muscular;
  • Aumenta a resistência de tendões e ligamentos;
  • Ajuda acelerar o metabolismo em repouso;
  • Melhora da função imunitária;
  • Atrasa certos processos do envelhecimento;
  • Aumento da sensação de bem-estar e da auto-estima;
  • Melhora estados de depressão e ansiedade.

No entanto, os benefícios da actividade física não dependem só de sua prática, mas também dos numerosos factores que a condicionam. Em qualquer caso, no que existe unanimidade é em considerar que cada pessoa precisa de realizar algum tipo de exercício físico para melhorar os aspectos que mais lhe interessam. Neste sentido, um exercício saudável deve cumprir uma série de requisitos:

  • Ser personalizado e de fácil compreensão para quem o pratica;
  • Que a iniciação se ocorra pelos níveis de intensidade mais baixos;
  • Que em sua execução intervenha o maior número possível de músculos e de articulações;
  • Que se pratique duas ou três vezes por semana, e que pelo menos durante 30 minutos em cada sessão de treino.

Consequências de um estilo de Vida sedentário

Um estilo de vida sedentário afecta a vida de uma pessoa nos mais diversos aspectos, na medida em que são gastas poucas calorias.

Além de contribuir para o aumento do “stress”, provoca o desuso dos sistemas funcionais, isto é, os órgãos e os sistemas solicitados durante as diferentes formas de actividade física entram num processo de regressão funcional, como no caso dos músculos. As fibras musculares atrofiam, há perda de flexibilidade articular, além de afectar o comportamento funcional de vários órgãos.

Isto tudo irá implicar um aumento da probabilidade de lesões ou até mesmo doenças como:

  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes tipo II;
  • Obesidade;
  • Ansiedade;
  • Aumento do colesterol
  • Enfarte do miocárdio (o aparelho cardiovascular habitua-se a uma baixa frequência cardíaca).

Estes são algumas das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe. O sedentarismo é considerado o principal factor de risco para a morte súbita, estando, na maioria das vezes, associado, directa ou indirectamente, às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças.

Refira-se que estas doenças estão também associadas a uma dieta alimentar inadequada característica da era moderna.

A quem se destina?

Rapidamente, e após a leitura de todos os benefícios que envolve qualquer actividade física, podemos concluir que todos nos deveríamos incluir nas nossas vidas e incluir como rotina a  prática exercício físico.

No entanto podemos referir que se destina, fundamentalmente:

  • A quem se preocupa com a saúde, qualidade de vida, forma física e performance;
  • Quem deseja aumentar a eficiência dos seus esforços em relação aos exercícios físicos;
  • Quem precisa de exercícios para melhorar o quadro de saúde – diabéticos, hipertensos, pessoas com excesso de peso, asmáticos, etc.

Em suma, toda e qualquer pessoa com vontade melhorar o seu estilo de vida sendo mais activa.

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