TREINO VS DESCANSO

Boa tarde a todos, hoje durante a minha manha de trabalho questionavam-me sobre o descanso entre séries e descanso entre dias de treino, logo me surgiu a ideia de falar um pouco sobre o assunto.

Descanso e recuperação durante os treinos são muitas vezes negligenciados e incompreendido nos conceitos de fitness. Se quisermos ter o peito maior, então fazemos supino pesado todos o dias. Se quisermos uns abdominais como a Janet Jackson, então fazemos 200 abdominais todos os dias. Acham isto correcto?Errado! Fazer todos os dias inevitavelmente leva ao overtraining e eventualmente a lesões.

Vamos olhar para o que está acontecer aos músculos quando se treinam todos os dias. O treino de resistência provoca rasgos microscópicos nos músculos que estamos a usar para fazer os exercícios. Isto é chamado de micro-trauma. Micro-trauma, como qualquer outra ferida no nosso corpo, leva o seu tempo a curar. Pense assim quanto tempo leva um pequeno corte na pele a curar? Na verdade, os músculos demoram entre 2 a 18 dias para se recuperar totalmente de um treino intenso e isso depende do tamanho do músculo, a intensidade do treino, e suas habilidades de recuperação exclusiva.

Treinar um músculo através de um treino intenso antes que esteja completamente recuperado tem o mesmo efeito que se retirarmos  a camada de pele morta (crosta) sobre a ferida em fase de recuperação. Torna-se pior. Pois não descansar o suficiente entre os treinos rapidamente leva ao overtraining, um estado em que o progresso ainda não pode ser alcançado sem uma longa recuperação.

Overtraining deve ser evitado como uma praga. Espere pelo menos 2 dias antes de voltar ao treino. Ouça o seu corpo, um músculo dorido não funciona. Em vez disso, espere um dia, depois já não é ferida antes de treinar. Periodizar o treino programando alguns  dias de treino “leve” a cada 2 a 4 treinos.

Mesmo se ainda está ao dar um descanso adequado aos músculos, os micro-traumas podem ainda ir acumulando ao longo do tempo, se os seus treinos são realizados sempre com intensidade total. Isso também pode levar ao overtraining. periodização cuidadosa é o bilhete para alcançar resultados de longo prazo consistente.

“Por isso nunca esqueçam de dar o descanso merecido a cada músculo que treinam…”

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