EFEITOS DOS EXERCÍCIOS NO EMAGRECIMENTO

A razão pela qual algumas pessoas são mais bem-sucedidas (a perda de peso) pode ser devido a um menor aumento no apetite e na prevenção de um aumento na ingestão de alimentos”

A perda de “massa” ocorre quando o corpo ingere menos energia do que gasta, e evidencia que o gasto energético proporcionado pelo exercício físico pode chegar a 25% de um gasto energético diário de uma pessoa fisicamente activa; porém exercícios que promovam altos gastos calóricos seriam menos indicados a esta população devido à falta de preparação e uma possível associação a co-morbidades interligadas. Entretanto, “reduzir o tamanho do prato” seria um contribuinte muito importante para alcançar os objectivos da manutenção do peso corporal.

Ultimamente as pesquisas vêm apontando a grande importância das alterações metabólicas promovidas pelos aspectos qualitativos da terapia nutricional e dos exercícios físicos, e que muitas vezes contradizem a teoria sobre a importância quantitativa baseada apenas em consumo e gasto energético. O exercício deixou de ser apenas um “gastador de calorias” e passou a ser um importante contribuinte nas alterações fisiológicas funcionais do organismo, no aspecto aeróbico (melhorando a utilização do oxigênio inspirado, promovendo alterações significativas no perfil lipídico e glicêmico, melhorando o trânsito intestinal, e modulando a pressão arterial), e no caráter anaeróbico (mesmo sendo exercícios como passadeiras, bicicletas, etc, e os de força propriamente ditos), onde promovem manutenção e aumento da massa magra corporal (factor este que interfere indiretamente no gasto energético), melhoram a captação de glicose independente da insulina, previnem lesões, melhoram a saúde óssea, promovem melhorias das actividades diárias funcionais do sistema locomotor e exerce um factor importante no aspecto psicológico, promovendo melhoria da autoestima e resistência a dor.

Do ponto de vista nutricional, a prevalência do aspecto qualitativo é ainda maior, pois a ingestãode alimentos que contenham características funcionais e que exerçam papéis importantes na reversão do quadro clínico característico do obeso, independente de seu valor calórico, é comumente incentivada. Recentes pesquisas revelaram o caráter anti-inflamatório de certos tipos de óleos, castanhas, sementes e        frutas ricas em gorduras e polifenóis, que são capazes de prevenir e combater a inflamação causada pelas citosinas  inflamatórias produzidas pelo próprio tecido adiposo em excesso. Já os alimentos ricos em antioxidantes, encontrados em frutas e sumos, são importantes para promover o equilíbrio do stress oxidativo causado pelas co-morbidades associadas à obesidade, além de outros benefícios como a melhoria do trânsito intestinal, diminuição da absorção de gorduras e do colesterol sérico, melhora da microbiota intestinal, diminuição do índice glicémico e oferta de micronutrientes formadores de enzimas. Tais efeitos também são promovidos pelos cereais e grãos integrais, que por sua vez podem até possuir maior valor calórico que os seus similares nas versões refinadas, diet e light que por outro lado são possíveis causadores de obesidades e inflamações.

Conclui-se então que o monitoramento do balanço energético não deve ser deixado de lado, e sim realizado com base em alimentos que possam conter calorias, porém que sejam acompanhadas de compostos funcionais voltados a individualidade bioquímica de cada paciente e associados às alterações metabólicas funcionais promovidas pelo exercício físico, e não apenas baseado em calorias ditas “vazias” contrabalanceadas com os gastos energéticos dos exercícios.

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