TREINO FUNCIONAL

Boa tarde a todos,

Hoje venho aqui falar um pouco sobre treino funcional, achei que seria interessante discutir mais detalhadamente sobre este assunto.

O treino funcional utiliza materiais e técnicas que estimulam não só o fortalecimento dos muscúlos, mas principalmente a funcionalidade dos movimentos. Isso significa que o aumento da força deve vir acompanhado do equilibrio – a força tem de ser realizada de forma coordenada, com equilibrio e velocidade, tudo isso de forma mais parecida com os movimentos exigidos pela modalidade desportiva praticada.

Por exemplo, um jogador de basquete pode ganhar força nas pernas,  fazendo um agachamento numa multipower, mas precisa de desenvolver explosão e equilibrio para melhorar a potencia e precisão no seu desempenho, velocidade e execução. Outro exemplo em que o TF ajuda muito é na prevenção  de quedas por parte dos idosos. Ele oferece, em conjunto com os aparelhos de ginásio, um grande estímulo para melhorar a coordenação, equilibrio e agilidade nas pessoas de idade avançada.

O TF, álem da possibilidade de trazer ganhos mais específicos, oferece uma maior variedade de exercícios, tornando o treino de força bastante mais estimulante. Aliás, esse tipo de treinoé uma ferramenta bastante universal, pois auxilia tanto pessoas que estão a passar por um processo de reabilitação, quanto para atletas de várias modalidades e para idosos. Por outro lado, o TF exige a supervisão constante de um Personal Trainer,e em alguns casos,  uso de alguns materiais específicos.

Sabendo de todas as vantagens e desvantagens do TF, será que o devemos descartar dos treinos de hipertrofia muscular? A resposta é simples Não! Discos, máquinas e halteres oferencem uma maior estabilidade e movimentos mais simples para o treino. Mas um ponto a favor para a hipertrofia, são  os ganhos na parte que toca da flexibilidade e prevençao de lesões.  Outro ponto a favor da musculação tem a ver com a sobrecarga, que pode ser mais quantificada e administrada, facilitanto um maior control do treino. E não podemos esquecer que a força geral e a massa muscular adquirida através das máquinas de musculação será a base para ser aprimorada posteriormente pelo TF.

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